segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Mensagem Diária

DEUS ORIENTA DO MODO CERTO 


Provérbios 19: 21

“ Muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho do SENHOR permanecerá.”


O homem tem muitos planos e propósitos, alcançando certo sucesso por meio de suas próprias forças e inteligência. Em relação às coisas boas, os planos do homem podem dar certo ou não, terminando em pouco ou nada; no entanto, quanto às coisas ruins, terminam injuriando a outros e a si mesmo. A bíblia diz que não devemos confiar em nossas forças nem em nosso intelecto, mas em DEUS. Confira a palavra em Jeremias 9: 23-24 “ Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.”

I-O QUE ADIANTA AO HOMEM TER MUITOS PLANOS, SEM ORIENTAÇÃO DIVINA?
Sem Deus, o homem não vai a lugar algum. Isto é certo; daí, devemos ter vigilância, pois até mesmo os que conhecem a palavra de Deus, são vítimas da vaidade também.

  • O homem erra, quando faz planos sem orientação divina. Tiago 4: 13-14 “ Eia, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos. Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece.”                                   
  •  II- DEUS ORIENTA DO MODO CERTO.

    Deus sabe orientar de forma correta, pois nada há que esteja fora de seu alcance. Ele sabe tudo, vê tudo, domina tudo. Confirme em Salmos 139: 7-12 “ Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também; se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá; Se disser: decerto que as trevas me encobrirão; então, a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me escondem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.”


    III- DEVEMOS OBEDECER À ORIENTAÇÃO DIVINA PARA SERMOS ABENÇOADOS.

    A razão de tanto sofrimento, é porque, se conhecemos a palavra de Deus, não estamos dispostos a seguir sua orientação; e se não a conhecemos, a ignoramos, e assim, agimos em desacordo com a palavra divina.

    A Bíblia nos mostra exemplos de pessoas bem sucedidas, porque seguiram e obedeceram as orientações de Deus.
    • Abraão foi orientado a deixar sua parentela. Gênesis 12: 1 “ Ora, o SENHOR disse a Abraão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.”
    • Jacó foi orientado a voltar para a sua parentela. Gênesis 31-3 “ E disse o SENHOR a Jacó: Torna à terra de teus pais e à tua parentela, e eu serei contigo.”
    • Josué foi orientado a prosseguir a obra de Deus. Josué 1:2 “ Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel


    IV- DEUS LEVA VOCÊ COM SEGURANÇA E ALEGRIA.

    Aquele que crer na orientação divina, tem a certeza de que nunca vai ficar desapontado, decepcionado, mesmo nos momentos difíceis. Jamais perde a certeza da vitória.
    • Você vai conhecer este mistério. Salmos 23 “ O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente as águas tranqüilas. Refrigera a minha alma, guia-me pelas veredas da justiça por amos de seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dia das minha vida; e habitarei na CASA DO SENHOR por longos dias.”

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário